“O PRIMEIRO PASSO DE TEKKI É PARA A DIREITA, MAS PORQUE HEIAN KATA PARA O LADO ESQUERDO?” (Parte 1)

Artigo original escrito pelo Shihan
Yokota Kousaku no Blog da Asai Internacional.
Tradução/Edição: Leandre Ricardo Rosa

http://asaikarate.com/the-first-step-of-tekki-is-to-the-ri…/

Muitos praticantes de Shuri-te podem ter se perguntado sobre o mistério do kata de Tekki (ou Naihanchi). De fato, existem dois mistérios principais. Uma é que o enbusen de Tekki é uma linha horizontal e reta. O outro é o primeiro passo de todos os três Tekki kata é levado para o lado direito.

Já escrevi alguns ensaios sobre esses mistérios de Tekki e compartilhei minha compreensão e hipótese. Se você estiver interessado, pode encontrá-los em meus livros; Mitos do Shotokan e Mistérios do Shotokan.

Hoje, quero trazer outro quebra-cabeça. Os primeiros katas para os praticantes de Shuri-te (como Shotokan, Shorin ryu e Shito ryu) são os cinco kata Heian (ou Pinan). Você já se perguntou por que o primeiro passo de todos esses katas é levado para o lado esquerdo? Outro ponto interessante é que o primeiro movimento não é levado para a frente, mas para o lado esquerdo.

Você pode não considerá-lo um grande problema, mas acredito que havia uma razão bem pensada para isso. Algumas pessoas imaginaram que o Mestre Itosu, o criador do Heian kata, escolheu o lado esquerdo simplesmente porque o primeiro passo para o Tekki kata foi para o lado direito. Além disso, a direção é para o lado esquerdo, em vez de para a frente, devido ao Tekki enbusen.

Estou escrevendo este ensaio porque não acho que tenha sido por uma razão tão simples. Desejo compartilhar uma razão mais profunda pela qual Anko Itosu criou este kata com o primeiro passo de todos os katas Heian para o lado esquerdo.

Antes de abordarmos esse assunto, gostaria de mencionar também que começar pelo lado esquerdo não importa no final. Isso ocorre porque os mestres de Okinawa nos ensinaram que devemos praticar o lado do espelho uma vez que nos familiarizamos com o kata. Esse ensinamento começam com Heian e depois com Tekki. Acredite ou não, isso continuará com outros katas, como Bassai (ou Passai), Kanku (ou Kusanku), Enpi (ou Wanshu), etc. Se você aprendeu todos os 26 kata Shotokan, pode praticar 52 kata ao incluir os lados do espelho.

Apesar de começar para qualquer lado que não importa no final, se você praticar os dois lados, acredito que houve uma boa razão pela qual Itosu escolheu dar o primeiro passo de todos os Heian kata para o lado esquerdo. Com a ciência esportiva moderna, aprendemos muitos fatos sobre o nosso corpo. Um deles é que temos um lado favorito ou melhor. Mesmo que nosso corpo, olhando de frente, possa parecer simétrico. Se você estuda um pouco de anatomia, começa a descobrir que nosso corpo não é simétrico externamente e mais ainda quando você o vê internamente (órgãos internos).

Um determinante é o nosso coração, um órgão extremamente importante e temos apenas um. Nosso coração está localizado no lado esquerdo do corpo, em vez de no lado direito ou no centro. Essa pode ser uma das razões pelas quais temos mais pessoas destras do que canhotas. Quando apertamos as mãos para uma saudação, estendemos a mão direita. Claro, isso veio da etiqueta na época dos cavaleiros. A mão direita era a mão que segurava as espadas, estendendo a mão direita significava “não tenho arma” ou sinal de amizade. Embora existam muitos que escrevem com a mão esquerda, a escrita à direita é muito mais prevalente.

Como o lado direito é o lado favorito da maioria de nós, a perna direita é a favorita. No Tekki kata (Shodan e Nidan), movemos a perna esquerda primeiro. A perna direita, a perna preferida, é usada para suportar o peso corporal. Claro, há uma exceção, Tekki Sandan. Neste kata, o primeiro movimento é a perna direita, com a perna esquerda sendo o lado de apoio.

O mecanismo do corpo aqui é oposto ao de Shodan e Nidan. Este é um assunto interessante para pesquisar por que Tekki Sandan tem um mecanismo corporal diferente no primeiro movimento.

Embora não abordemos esse assunto neste ensaio, gostaria de acrescentar que muitos historiadores de karatê acreditam que a forma original de Tekki era um longo kata e foi simplesmente separado em três partes diferentes; Shodan, Nidan e Sandan. Se essa idéia estiver correta, o único movimento inicial de Tekki foi o de Tekki Shodan.

Por outro lado, se o criador de Tekki, de fato, transformou esse kata intencionalmente em três diferentes, então precisamos descobrir por que o primeiro movimento de Tekki Sandan se baseia no mecanismo do corpo oposto de Shodan e Nidan. Nesse caso, não devemos dizer que a diferença não tem sentido ou foi criada dessa maneira por acidente ou não intencional. Acredito que os criadores desses kata de karatê devem ter passado muito tempo tentando descobrir cada movimento para torná-lo o movimento mais eficiente e eficaz, porque o kata é a forma condensada de técnicas de luta que são infinitas em números possíveis.

Curiosamente, no Heian ou no Heian Kata, movemos a perna esquerda primeiro e usamos a perna direita para suportar o peso corporal. Assim, o movimento físico fundamental é baseado em uma sequência semelhante (mova a perna esquerda primeiro e use a perna direita para apoio). Embora Tekki kata pareça começar do lado direito e o Heian kata do lado esquerdo, eles são feitos com o mesmo mecanismo.

Portanto, concluo que Itosu conhecia esse fato. Ele intencionalmente formatou o mesmo movimento físico, mas com uma diferença superficial na direção do corpo, começando pelo lado esquerdo com Heian.

Além disso, também podemos prestar atenção ao cérebro e ao sistema nervoso, para entender melhor nossas funções e mecanismos físicos. Como você sabe, nosso cérebro é composto por dois lados (esquerdo e direito). Cada lado tem suas próprias funções de controle. O hemisfério esquerdo controla os músculos do lado direito do corpo, enquanto o hemisfério direito controla os do lado esquerdo. É por isso que danos no lado esquerdo do cérebro, por exemplo, podem ter um efeito no lado direito do corpo.

Artigo completo de SpartaScience

https://www.spartascience.com/res…/what-is-your-dominant-leg

É claramente evidente que existem duas partes: lado direito e lado esquerdo do cérebro. No entanto, também é verdade que existem outras partes do cérebro que também desempenham algumas funções críticas. Além disso, mesmo que tenhamos descoberto e aprendido muito sobre o cérebro no século XX, bem como no início deste século, é tristemente verdade que ainda existem muitos mistérios sobre as funções exatas do cérebro. Esperamos que mais estudos e pesquisas no futuro nos ensinem mais sobre esses mecanismos fascinantes do nosso cérebro.

Apesar de não sabermos exatamente como nosso corpo e nosso cérebro funcionam em harmonia, resta a pergunta final. Independentemente da causa ou razão, se o lado direito é o lado favorito, por que os criadores de Tekki e Heian não fizeram com que a perna direita se movesse primeiro? Aqui está minha hipótese. Tekki e Heian são chamados kata de prática, em vez dos kata de combate reais, como Bassai e Kanku. Por esse motivo, os criadores devem ter planejado usar o lado menos favorecido, a perna esquerda, primeiro para que possamos nos concentrar no lado mais fraco.

Depois de Heian e Tekki, o próximo kata que aprendemos é Bassai. O movimento do primeiro pé é a perna direita e você também usará o braço direito em seu primeiro movimento.

Os pontos que levantei podem parecer insignificantes e para algumas pessoas, talvez, quase sem sentido. Muitas pessoas acreditam erroneamente ou ainda acreditam que todos os mistérios do karatê foram respondidos. Esse mal-entendido não apenas torna o karatê menos emocionante, mas também prejudicial. Quando não melhoramos algo, ele tende a degenerar e piorar à medida que o tempo avança.

Portanto, sinto fortemente que é nossa responsabilidade aprofundar e tentar entender melhor como esses kata foram criados, bem como seus objetivos.

Infelizmente, esses criadores já nos deixaram há muito tempo e apenas alguns documentos escritos estão disponíveis ou foram deixados para trás. Isso significa que devemos depender de nossa intuição e entendimento de nossa anatomia e cinesiologia para fazer engenharia reversa para descobrir a sabedoria e o verdadeiro ensinamento do valioso tesouro, kata, que foi transmitido por muitos séculos.

Ser capaz de fazer engenharia reversa significa que uma grande responsabilidade nos é deixada. Isso significa que devemos nos destacar tanto em nossas habilidades físicas no karatê quanto na compreensão intelectual da anatomia e cinesiologia humanas.

Até agora, alcancei esse nível de entendimento que você lê neste ensaio. Espero que meus ensaios sejam um trampolim ou, pelo menos, um começo para os leitores, para que possam alcançar o nível mais profundo da verdade e uma melhor compreensão da sabedoria do karatê no futuro. Estou certo de que há mais a ser encontrado e descoberto. Estou ansioso para continuar minha jornada de karatê. Convido os leitores a se juntarem a mim nesta emocionante jornada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *