O Que É Ki? 気とは何ぞや? (Parte 1)

Este é um assunto profundo e complexo. Há um grande número de livros escritos em japonês sobre o assunto, mas infelizmente os artigos e os livros em inglês ou outras línguas (não-chinesas) são raros. Tenho pensado em escrever um artigo sobre esse assunto por muito tempo, mas sempre hesitei, pois ele é muito intrincado. Eu pretendo escrever um artigo mais longo e mais abrangente no futuro, mas para este blog vou cobrir principalmente a parte que está relacionada ao karate e sua relação com a respiração.

Ki exchangeOK, vamos começar. Para muitos dos leitores, Ki pode ser um conceito misterioso e possivelmente duvidoso vindo da Ásia, mas esse não é realmente o caso, e eu gostaria de lançar um pouco de luz sobre o assunto hoje. Em essência, Ki é “a fonte ou a energia que dá a vida”. Em outras palavras, é algo que está nos permitindo viver. Enquanto você estiver vivo, você terá Ki em você como um ser vivo. Quando você morrer, acredita-se que o seu Ki retorna à natureza. Todas as coisas vivas, como animais, insetos e plantas que estão vivos têm o seu próprio Ki. Na verdade, nós japoneses acreditamos que até mesmo matérias não-vivas e objetos na natureza, como pedras, montanhas, lagos, rios, chuva, relâmpago, nuvem, estrelas, etc., têm o seu próprio Ki dentro deles. É por isso que temos feng shui (風水), um sistema chinês de geomancia que busca usar as leis do Céu (astronomia chinesa) e da Terra para ajudar a melhorar a vida ao receber qi ou chi positivo. O termo feng shui se traduz literalmente como “vento-água” em português. Se você estiver interessado nesta arte, você pode conferir na Wikipédia, onde se explicam a sua história e as teorias. O conceito básico vem de diferentes fatores naturais, como por exemplo a ideia de que as direções, e coisas tais como montanhas, rios, etc., possuem diferentes energias. Combinações diferentes têm um impacto positivo ou negativo nas pessoas. Os orientais, particularmente os chineses, levam isso muito a sério, e o feng shui torna-se um dos fatores decisivos quando escolhem uma casa. Isso é muito popular mesmo com os chineses que vivem nos EUA e provavelmente também na Europa.

EinsteinDe qualquer modo, acreditamos que tudo tem a sua própria energia e sua vibração única (波動) chamada Ki (). Este é um conceito profundo, considerando que a física moderna (relatividade especial e geral) veio a perceber apenas um século atrás que tudo no universo é constituído de energia, e a estrutura fundamental assume a forma de vibrações (ondas) criadas pela energia. Mesmo se você não sabe física quântica, você conhece a famosa fórmula de energia de Einstein, E = MC², que ele anunciou em 1905. A equivalência massa-energia é o conceito de que a massa de um corpo é uma medida do seu conteúdo de energia. Neste conceito, a massa é uma propriedade de toda a energia, a energia é uma propriedade de toda a massa, e as duas propriedades estão ligadas por uma constante. Assim, o conceito chinês de 3000 anos não pode ser considerado totalmente infundado ou inacreditável.

Embora o conceito de Ki estenda-se a tudo no universo, vamos olhar apenas para o Ki que está relacionado a nós, as pessoas aqui neste artigo.

Quando olhamos para o nosso corpo, encontramos ondas e padrões diferentes. Os mais óbvios que todos conhecemos são nossas ondas cerebrais. Outro é a pressão sanguínea, que muda em padrões gerais ao longo de um dia. Há outras condições físicas não tão visíveis ou perceptíveis, como a temperatura do corpo e o nível hormonal, que também variam durante um dia. Um ritmo circadiano é algo que você vai notar somente quando viajar uma longa distância cobrindo diferentes fusos horários. Segundo a Wikipédia, um ritmo circadiano é qualquer processo biológico que exiba uma oscilação endógena, induzível por fatores externos [no original em inglês: entrainable oscilation – N. do T.], por cerca de 24 horas. Esses ritmos são conduzidos por um relógio circadiano, e ritmos têm sido amplamente observados nas plantas, animais e cianobactérias. O nível hormonal de uma pessoa muda ao longo das horas e é ligado a um ritmo circadiano, e você pode precisar de uma ajuda de comprimidos de melatonina para ser capaz de dormir durante as suas viagens ao exterior. A maioria desses ciclos e ondas estão intimamente ligados às marés, e ao fato de termos dia e noite.

Assim, Ki é a fonte de energia em nosso corpo que pode afetar as ondas e os ciclos de nossas funções corporais. Todo mundo tem seu Ki, então como podemos aumentá-lo? Na verdade, existem duas maneiras de aumentar a energia em seu corpo. Uma delas é o que todas as pessoas fazem todos os dias, comendo e bebendo. É uma fonte externa. É por isso que sua dieta é importante para a sua saúde. A outra fonte é interna, e trata-se do Ki, que foi descoberto ou reconhecido alguns milhares de anos atrás na China. No mundo ocidental, o Ki não foi descoberto ou reconhecido. Em vez disso, os tratamentos na área mental foram desenvolvidos pela psicologia moderna, notavelmente por Freud e Jung. Ela surgiu apenas a partir de meados do século XIX. Se você sofrer de depressão, o seu médico lhe dirá que você está com uma disfunção na sua química cerebral, então ele recomendará que você tome uma medicação para melhorar o seu humor. Por outro lado, um mestre ou médico em Ki lhe dirá que o seu Ki está fraco (e apontará uma ou mais áreas específicas do seu corpo onde falta o Ki, ou onde o fluxo de Ki está lento ou bloqueado. Ele pode sugerir tratamento com acupuntura ou moxabustão, juntamente com exercícios respiratórios. Esses tratamentos estimularão o Ki local e isso proporcionará um fluxo melhor por todo o corpo. O médico de Ki também pode dar-lhe alguns medicamentos, mas não constituídos por produtos químicos, e sim principalmente por ervas e ingredientes naturais. Esse tipo de remédio é tomado em forma de chá ou sopa.acupuncture

A diferença entre os tratamentos e diagnósticos das duas escolas ocorre não apenas na saúde mental, mas também na física. Quando você tem dor nas costas ou se você sofre algum tipo de alergia, você pode recorrer à acupuntura, moxabustão e/ou tratamentos com ervas. A acupuntura () é famosa mesmo no mundo ocidental. moxaO cautério de moxa ou simplesmente moxa () é provavelmente menos conhecido, mas é um tratamento médico muito popular para muitas doenças na Ásia. Lembro que minha avó costumava colocar uma boa quantidade de moxa sobre os ombros e costas para aliviar suas dores de cabeça, nas costas e as causadas pela artrite. Caso você não conheça a moxa, você coloca fogo em peças que se parecem um pouco com uma vareta de incenso. Ela queima muito lentamente, e na verdade chega a queimar a sua pele, e esses estímulos dão um choque ou injetam uma energia para o ponto de Ki que precisava dessa energia. Eu já experimentei, então eu sei que queima. Eu também experimentei acupuntura, e eu prefiro esta em relação à moxa. De qualquer modo, existem tratamentos médicos mais radicais utilizando Ki. Um deles é a anestesia de Ki e o outro é a operação de Ki. Você pode ter visto os vídeos sobre esses tratamentos. Eles são todos relacionados com Ki e seu fluxo. Eu não vou entrar nesses tratamentos específicos, pois eu não tenho nenhuma experiência com eles e o meu foco neste artigo não é nas aplicações médicas do Ki. Existem alguns relatos extraordinários desses tratamentos, então você pode procurar os vídeos e outros relatos caso esteja interessado.

Eu acredito muito na medicina ocidental moderna e em suas conquistas, então eu não pretendo desconsiderar ou falar mal dos seus tratamentos. Para encontrar um sintoma de câncer, você deve ir a um hospital e tirar um raio-X. No entanto, na área da prevenção, em doenças leves e, especialmente, numa fase inicial da doença, eu acredito, tratamentos naturais e treinamento de Ki podem ser uma escolha melhor e que faria mais sentido adotar. Eu quero enfatizar que eu não sou um médico, então eu não estou qualificado para dar um conselho ou recomendação nessa área.

Tai_chiAcreditamos que nosso corpo é conduzido ou preenchido por ondas e ciclos. Quando eles estão fora de sintonia ou desequilibrados, nós entramos em uma situação ou condição chamada de doença ou enfermidade (física e mental). Assim, os povos antigos criaram várias formas de fortalecer o Ki e manter os padrões estáveis ​​e em equilíbrio. Os métodos incluem o Chi-gong ou Kiko (気功), Yoga, meditação Zen (座禅), Tai chi chuan ou Taijiquan (太極拳), juntamente com alguns estilos de kung fu e algumas outras artes marciais, como o Aikido (合気道).

Eu pratiquei Kiko estilo Nishino em Tóquio durante três anos (1997 – 1999). Eu incluí as experiências que tive no dojô Nishino no meu livro recente, Shotokan Mysteries, por isso não vou repeti-las aqui. Digo apenas que o treinamento envolvia principalmente relaxar os músculos com exercícios de respiração profunda. Permitam-me observar que o Tai Chi pode ser um excelente sistema de construção Ki, mas só quando é ensinado o seu método de respiração correto. Trata-se de uma arte marcial interna praticada tanto pelo seu treinamento de defesa quanto por seus benefícios para a saúde, mas apenas mover-se lentamente não vai garantir a construção de Ki. Isso deve ser feito com um exercício de respiração adequado e em harmonia com os movimentos corporais. Na verdade, considerando apenas o objetivo de construção de Ki, o Tai Chi é um método melhor do que o treinamento de karate. Vou explicar mais adiante por que eu digo isso.

Zen meditation 1Chi-gong, Yoga, meditação Zen e Tai chi chuan são em essência os exercícios de movimentos lentos que estão intimamente ligados à respiração profunda. Você pode se perguntar por que eu incluo a meditação Zen na construção de Ki. Eu percebo o sentido do questionamento, já que não há ações corporais na meditação Zen. Pode parecer que não há movimentos uma vez que os braços e as pernas ficam parados. No entanto, a meditação Zen, se praticada com respiração profunda, requer uma grande quantidade de movimentos com o seu pulmão, diafragma, músculos abdominais e músculos internos. Ao respirar profundamente você vai fortalecer o diafragma e os músculos internos na região abdominal inferior chamada de Tanden (丹田), que é considerada fonte de energia ou armazenamento de Ki.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *