O Que É Ki? (Parte 2)

(Se você não leu a Parte 1, por favor, leia-a antes de ler a parte 2.)

Breathing 2Ok, então você pode estar se perguntando por que o desenvolvimento do Ki tem algo a ver com a respiração, e particularmente com respirar profundamente. Em primeiro lugar, vamos ver se a respiração profunda também é considerada benéfica no mundo ocidental. Acredite ou não, se você pesquisar no Google, você verá muitos artigos e sites sobre o assunto. Um desses sites, chamado Uma Palavra Poderosa [no original, One Powerful Word – N. do T.], é voltado para a motivação e conscientização do público, e lista 18 benefícios da respiração profunda:

  1. Respirar desintoxica e libera as toxinas

  2. Respirar libera a tensão

  3. Respirar relaxa a mente/corpo e traz clareza

  4. Respirar alivia problemas emocionais

  5. Respirar alivia a dor

  6. Respirar massageia seus órgãos

  7. Respirar aumenta os músculos

  8. Respirar fortalece o sistema imunológico

  9. Respirar melhora a postura

  10. Respirar melhora a qualidade do sangue

  11. Respirar aumenta a digestão e a absorção de alimentos

  12. Respirar melhora o sistema nervoso

  13. Respirar fortalece os pulmões

  14. Respirar adequadamente torna o coração mais forte

  15. Respirar adequadamente auxilia no controle do peso

  16. Respirar estimula os níveis de energia e melhora o vigor

  17. Respirar melhora a regeneração celular

  18. Respirar melhora o humor

São benefícios suficientes? Para o artigo inteiro, acesse aqui:

http://www.onepowerfulword.com/2010/10/18-benefits-of-deep-breathing-and-how.html

É verdade que o editor desse site não é da área médica. Então vamos conferir o que os especialistas médicos dizem sobre respirar profundamente. Eu vou postar apenas um deles aqui, mas você pode procurar na internet e encontrar muitos outros sites similares. O site a que eu estou me referindo chama-se “Mulheres para mulheres; Mudar a saúde das mulheres – naturalmente” por Marcelle Pick, Enfermeira Especializada em Obst./Ginec. [no original: “Women to women; Changing women’s health – naturally by Marcelle Pick, OB/GYN NP” – N. do T.]. Em uma página, ela escreveu: “Em uma revista e análise de vários estudos de 2005, Richard Brown e Patricia Gerbarg, Doutores em Medicina, informaram que as técnicas de respiração profunda de yoga foram extremamente eficazes no tratamento da depressão, ansiedade e transtornos relacionados ao estresse. Essas técnicas podem servir como um excelente complemento para o tratamento médico convencional – ou, em alguns casos, como um substituto adequado – no tratamento de incontáveis distúrbios psicológicos, bem como distúrbios alimentares e obesidade”.

Se você estiver interessado, você pode ler o artigo inteiro aqui:

http://www.womentowomen.com/fatigueandstress/deepbreathing.aspx

Assim, a sociedade médica moderna também reconhece os benefícios da respiração profunda. É uma pena que não é popular entre as pessoas comuns, incluindo os atletas. É ainda mais lamentável que poucos instrutores de karate enfatizem a importância da respiração profunda e a incorporem em seu currículo. De qualquer modo, os povos asiáticos conheciam esses benefícios por séculos e incorporaram a respiração profunda em diferentes métodos de treinamento. Nós acreditamos que a energia Ki deve ser ativada e distribuída através do nosso corpo para produzir resultados positivos, e é por isso que o método de respiração profunda foi usado para energizar a circulação. É como quando você ferve a água em uma chaleira. Conforme o fundo da chaleira recebe calor, a água sobe numa trajetória circular, e desce em seguida. Você pode formar essa imagem com seu Ki em seu corpo. A respiração exerce duas tarefas. Um é ajudar a energia Ki a circular (interna). A outra é fornecer a fonte de energia (ar) para as partes distantes do seu corpo (externa). Esta última é realizada pela circulação sanguínea, sendo que a respiração profunda auxilia aumentando a inalação de oxigênio e a liberação de dióxido de carbono.

経絡図 OK, então você se perguntaria por onde a energia Ki viaja em nosso corpo. Os especialistas chineses desenvolveram um diagrama de meridianos chamado Keiraku (経絡), para mostrar os caminhos exatos e o sistema (veja a ilustração). Existe muito debate entre os médicos ocidentais sobre a existência de tais caminhos ou rotas porque nenhum órgão físico que cuide disso é visível ou detectável, enquanto os dos sistemas circulatório e nervoso são. O diagrama Keiraku foi desenvolvido pelas experiências físicas realizadas pelos especialistas da acupuntura e da moxa ao longo de milhares de anos.

O fluxo suave de seu Ki é a chave para a sua saúde e força vital. A respiração lenta e profunda coordenada com o movimento físico lento auxilia e promove a circulação. Repito que é por isso que eu mencionei que o Tai Chi Chuan é um dos melhores métodos, de todos os sistemas de artes marciais (contanto que você concorde em incluí-lo nessa categoria), para desenvolver o seu Ki. Então naturalmente você vai querer saber como fica o karate nesse contexto. Sim, é hora de falar sobre o nosso treinamento de karate, mas o que você acha? Infelizmente, exercícios específicos de respiração ou treinamento especial para respirar são incluídos no currículo de poucos dojôs de Shotokan. E é assim, então você pensa no treinamento que você faz com seu kata. Infelizmente, mais uma vez, nenhum dos katas é ensinado com instruções adequadas com relação à respiração, e poucos instrutores sabem como harmonizar a respiração com os movimentos do kata. O único kata com respiração evidente que nós temos no Shotokan, ou seja, o Hangetsu, perdeu seu método de ensino de respiração há muitos anos. O sensei Kanazawa e eu somos os únicos que realizamos esse tipo de ensino. Além disso, este kata não só quase perdeu o seu método de respiração, mas também o ponto-chave mais importante da base Hangetsu dachi. Eu escrevi sobre isso em meu livro Shotokan Myths (capítulo “Hangetsu”) para que os leitores possam lembrar-se. Eu pretendo colocar um vídeo instrucional do Hangetsu na sessão de vídeos do site Karate Coaching (www.karatecoaching.com), onde vou explicar como se deve fazer, incluindo alguns métodos de respiração diferentes.

KiaiVocê está familiarizado com Ki-ai (気合), que você pratica frequentemente durante nos seus treinos. Ele significa literalmente reunir ou coletar Ki. E isso não ajuda a desenvolver o Ki? Como é irônico! O uso constante ou excessivo de ki-ai, acredite ou não, impede que o Ki flua. Pode ser uma declaração chocante, mas é verdade. Um ki-ai barulhento corresponde a uma perda de energia, e interrompe o fluxo de Ki uma vez que o seu corpo precisa contrair-se. É como um som forte quando uma bomba explode. Esse som não acrescenta à energia, e em vez disso ela é desperdiçada, já que é uma energia que se dissipa. Assim, se um som vem de uma técnica poderosa, então está tudo bem (como um som alto de uma explosão de dinamite), mas se você faz um ki-ai alto só por fazer, você está simplesmente desperdiçando sua energia. Talvez isso seja aceitável para aulas para crianças, para que possam desenvolver o espírito ou liberar sua energia, já que elas são cheias de energia. Eu também escrevi em meu livro Shotokan Myths (capítulo “Ki-ai”) que não existia ki-ai nos katas antigos e durante os treinamentos em Okinawa antes do século XX. Até mesmo Funakoshi não enfatizava o ki-ai, e emitir um ou dois ki-ai em um kata era opcional (talvez você queira reler o Karate-do Kyohan). Tudo mudou quando kata tornou-se um evento de competição, onde são necessárias algumas regras rígidas para avaliar os competidores. Todos os ki-ai são ruins? Não, como eu disse antes, está tudo bem se for praticado corretamente. Ele pode trazer um poder extraordinário de uma técnica e eu não estou falando de um poder mágico. É difícil explicar em palavras, mas um ki-ai correto atua como um ponto de ligação que reúne toda a energia muscular harmoniosamente a partir das diferentes partes do corpo. É por isso que a tensão do corpo, ou kime, deve durar um centésimo ou mesmo um milésimo de segundo. Este é o verdadeiro kime e ele pode ser visto em Hakkei (発剄), que é traduzido apenas como poder explosivo, e seria considerado uma espécie de técnica secreta ou definitiva de treinamento de kung fu. Esta é a energia utilizada no soco de uma polegada. Você pode ver a minha demonstração do soco de uma polegada na sessão de vídeos do site Karate Coaching.Ibuki breathing

Então, e quanto à respiração ibuki (息吹き) usada no Goju-ryu e outros estilos de Okinawa? Eu tenho apenas uma experiência limitada com treinamento de Goju-ryu, então eu não sou um especialista neste estilo, e por isso contribuições de pessoas mais experientes em Goju são bem-vindas. O meu entendimento é que existem duas partes para os objetivos da respiração ibuki. Uma é usada no kata Sanchin, e visa coordenar os movimentos do corpo com a respiração. O conceito é semelhante ao Tai Chi, mas há uma grande diferença, no fato de que no Tai Chi a ideia é relaxar os músculos, enquanto no Goju o praticante aprende a tensionar seu corpo. Assim, os braços que bloqueiam e socam no kata Sanchin (三戦) movem-se lentamente, mas parece haver muita tensão em todo o corpo, de modo a desacelerar a circulação do Ki. Hangetsu KaseO objetivo deste kata e do Hangetsu original não era auxiliar a circulação, mas talvez apenas fortalecer o Ki local. O outro aspecto do treinamento da respiração ibuki é exercitado enquanto um praticante fica parado realizando essa respiração pesada (inspiração rápida e expiração lenta e forçada). O instrutor irá verificar a tensão do praticante socando-o e chutando-o com força. A ideia que eu entendo é que o praticante de Goju vai preparar o seu corpo para suportar os golpes e chutes de um oponente. Obviamente esse conceito vem de um método de luta de curta distância e com base na situação de luta desarmada. Em Okinawa todas as armas (espadas, facas, etc.) foram proibidas por centenas de anos, então esse conceito pode ser considerado. O Shurite, incluindo o Shorin-ryu e o Shotokan, foi baseado em um método de luta de longa distância, o que significa lutar contra um adversário com uma arma. Esta é uma das razões pelas quais Funakoshi não adotou o treinamento de respiração Ibuki e deixou de enfatizar essa respiração no kata Hangetsu.

SeishanO outro motivo foi a forma como ele é praticado: parte superior do corpo nua. Funakoshi sabia que isso não combinava muito bem com a cultura japonesa, já que apenas os trabalhadores braçais tiravam a parte de cima de sua roupa. Ele queria introduzir karate para o Japão como a arte marcial de samurais ou de cavalheiros. Um grande benefício da respiração ibuki, no entanto, é o treinamento do diafragma. Durante a prática do ibuki você tem que prestar muita atenção ao seu diafragma e ao comportamento dele. Você vai aprender a “empurrar” e “puxar” o diafragma, enquanto controla e administra a sua respiração. No entanto, este exercício também é praticado em Yoga. Eu gosto mais do exercício desta última, pois ele é feito com muito menos tensão. Além disso, o seu treinamento é incorporado ao movimento dos órgãos internos (para cima e para baixo ou numa direção circular), juntamente com a respiração profunda. Esse exercício é excelente para fazer circular o seu Ki e irá lhe ajudar com a sua saúde. Eu recomendo fortemente esse exercício e espero que os leitores experimentem-no.

De volta ao kime. O kime estendido ou tensão muscular não é bom para o fluxo de Ki, e você pode ler sobre isso no capítulo “Kime” do Shotokan Myths. Para desenvolver o fluxo de ki no seu treinamento de karate, você precisa aprender a relaxar mais enquanto está treinando. Se você gosta da tensão no seu treinamento, então eu recomendo que você tenha uma sessão separada para exercício de respiração. Eu expliquei como praticar a respiração longa e profunda anteriormente no meu blog. Existem outras formas de desenvolver o Ki, e eu as incluirei em um artigo mais longo sobre o assunto.

Agora que você sabe como exercitar um método de respiração longa e profunda, deixe-me concluir este artigo com os benefícios de mais alto nível que vêm quando se possui um Ki forte e um fluxo de Ki saudável desenvolvido com exercícios de respiração profunda.

Você será capaz de controlar os batimentos do seu coração e sua pressão sanguínea. Você terá um sistema imunológico mais forte. O que isso significa? O resultado é que você terá uma vida muito saudável. Funakoshi gabava-se quando estava na casa dos 70 anos e no início de seus 80 anos do fato de nunca ter ficado doente. Ele atribuía isso ao treinamento de karate, o que eu considero correto. Ele viveu até os 88 anos, o que era uma longevidade surpreendente naquela época. Ele até mesmo atravessou o período de guerra em Tóquio onde a comida estava escassa e o saneamento era extremamente precário na década de 40. Eu concordo com o Mestre Funakoshi, e eu escreverei um artigo separado sobre como o treinamento de karate pode produzir boa saúde. Quanto mais eu pratico karate, eu percebo como o ser humano foi criado de maneira maravilhosa e que o nosso potencial é quase ilimitado. Então, você não ficaria feliz se você simplesmente não adoecesse mesmo quando estivesse na casa dos 70 ou 80 anos? Você pode alcançar essa saúde com a respiração profunda e o treinamento de karate.

Brain Waves GraphVocê também será capaz de controlar as suas ondas cerebrais e seus estados emocionais muito melhor que as pessoas não treinadas. Em situações de grande estresse ou em uma emergência, você não gostaria de ter uma habilidade de manter-se calmo e controlado? Você pode fazer isso se puder manter suas ondas cerebrais em modo relaxado. Tendo um Ki forte, você não ficará deprimido e será menos influenciado pelas notícias ou incidentes ruins. Isso certamente irá capacitá-lo a ter uma vida mais feliz.

A sua atenção mental vai melhorar com respiração melhor e Ki mais forte. O que isso significa? Você será capaz de evitar os acidentes enquanto anda, corre, conduz uma bicicleta, dirige e em quaisquer outras atividades que você realizar. De todos os acidentes que podem acontecer com você, um acidente de automóvel pode ser o mais perigoso, um que você quer evitar ao máximo. Eu escreverei outro artigo especificamente sobre esse assunto e vou compartilhá-lo com você no futuro. O título do artigo é Jidosha Dojo (Dojô de Automóvel), como praticar karate enquanto você está dirigindo seu carro.

Eu espero ter abordado tudo o que pretendia sobre Ki e o seu relacionamento com a respiração profunda. Este artigo tornou-se muito mais longo do que eu previa, então eu ficarei por aqui. Eu aguardo as contribuições e as perguntas dos leitores.

 

5 Responses to O Que É Ki? (Parte 2)

  • Pratico karatê a anos (já fiz um curso com o senhor no dojo do sensei Barboza no Rio de Janeiro) e gostaria de saber que atividades de respiração poderia fazer antes do treino para evitar ficar muito tenso e usar força desproporcional, desestabilizando o meu ki. Posso praticar a respiração profunda por quanto tempo? Em que posição corporal?
    Obrigado.
    Osss…

    • Dear Luiz,

      I do not understand Portuguese. Please write to me in English then I am happy to respond back to your question.

      Regards,
      K. Yokota

    • I’m translating Luiz Coelho’s question to help having an answer by Shihan Yokota:
      (Estou traduzindo a pergunta de Luiz Coelho para auxiliar a obtenção de uma resposta pelo Shihan Yokota)

      TRANSLATION OF LUIZ COELHO’S POST:
      “I’ve been practicing karate for years (I’ve already been on a course with you in Barboza sensei’s dojo in Rio de Janeiro) and I’d like to know which breathing activities could I perform before training in order to avoid becoming too tense and use disproportionate force, destabilizing my ki. How long can I practice deep breathing? In which body position?
      Thank you.
      Oss…”

    • Dear Samir,
      Thank you for translating the question. Let me answer in English, of course, and I request you translate it into Spanish for Luiz.

      Dear Luiz,
      Practicing breathing methods is a very complex matter. There is no simple and easy answer to your questions. I can only advise to you in writing that the deep breathing must be maintained throughout the training. The body position does not matter. The deep breathing must be extended to the point that you will do this all day long which is the ultimate. Good luck.

  • Tradução da resposta do Shihan Yokota ao comentário de Luiz Coelho:

    “Caro Luiz,
    Praticar métodos de respiração é um assunto complexo. Não existe resposta simples e fácil para as suas perguntas. Eu posso apenas recomendar-lhe por escrito que a respiração profunda deve ser mantida ao longo do treino. A posição do corpo não importa. A respiração profunda deve ser estendida até o ponto em que você vai exercitá-la o dia inteiro, o que é o ideal.
    Boa sorte.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *