Quem desenhou o tigre Shotokan?

 

Shotokan tiger imageQuando um estudante de caratê escuta a terminologia “Tigre Shotokan”, uma imagem vem à mente: o símbolo tradicional do tigre dentro de um circulo que se converteu no representante do Caratê Shotokan.

 

 

O desenho foi criado originalmente por um pintor da arte japonesa chamado Hoan Kosugi (小 杉 放 庵 1881 – 1964, foto abaixo) o qual, seu verdadeiro nome era Kunitaro Kosugi. Foi um artista famoso e presidente do Clube Poplar Tabata, um sindicato artístico em Tókio. Kosugi foi um amigo e um dos primeiros alunos de Funakoshi em Tókio. O tipo de letra 放 (ho), no quadrante noroeste do círculo, é parte do primeiro nome do artista Ho-an (放 庵).

Kosugi_Hoan 2

 

Muitos leitores sabem que Funakoshi viajou desde Okinawa a Tókio em 1922 para participar da primeira exposição de educação física patrocinada pelo Ministério da Educação. Ele tinha planejado  retornar a Okinawa depois do evento. No entanto, Kosugi se ofereceu para ser seu primeiro aluno e convenceu Funakoshi para ensinar caratê no Japão, ao menos por poucos meses. Mais tarde, Kano, o fundador do Judo Kodokan, também lhe pediu que ficasse no Japão e ensinasse aos seus alunos. Então Funakoshi decidiu ficar por alguns anos. Seus ensinamentos se tornaram muito populares entre as universidades de Tókio, o que fez com que ele perdesse a oportunidade de retornar a Okinawa até o ano de 1941 (mas retornou para ficar só um mês, voltando rapidamente para Tókio).

O que é importante aqui (Karate jutsucom o tigre Shotokan) é que Kosugi foi o homem que convenceu Funakoshi a escrever o seu conhecimento sobre caratê e colocar num livro. Para convence-lo a escrever o livro, Kosugi disse a Funakoshi que desenharia e proporcionaria uma pintura para a capa. Como ele era um pintor profissional famoso no Japão, ter um desenho dele na capa do livro era uma grande tentação. Portanto, “Ryukyu Kenpo Karate 琉球 唐 手 拳法” foi escrito rapidamente e publicado em 1922. No ano seguinte, Funakoshi publicou a segunda edição, o publicou com o nome de “Rentan Goshin Jutsu 練 鍛 護身 術”. Kosugi informou a Funakoshi que seu livro foi o livro de texto mestre do caratê.

 

A idéia de Kosugi para o tigre veio da expressão “Tora no maki.” Tora no maki na tradição japonesa é o documento oficial por escrito da arte o de um sistema que se utiliza como fonte de referencia definitiva para uma arte em particular. Dado que jamais antes haviam escrito um livro de caratê, Kosugi disse a Funakoshi que o seu livro era a Tora no maki do caratê. Tendo em conta que “tora” significa “tigre”, ele desenhou o tigre como uma representação da arte de Funakoshi. A irregularidade no círculo indica que provavelmente foi pintado com traços de pincel. O tigre do Shotokan é um desenho tradicional da china, que significa que o tigre nunca dorme. O tigre simboliza o estado de alerta agudo do vigilante e a serenidade da mente pacifica.

Chinese 5

Chinese 6

 

Se você tira o papel da capa do livro Karate-do Kyohan (edição em Inglês), encontrará o tigre em dourado sobre a capa de tecido azul. A estátua de madeira no papel da capa é a estátua do deus da guerra, Fudo Myoo (不 動 明王).

Fudo significa literalmente “inalterável” (sua fé), ele é o Patrono das pessoas que pelo zodíaco, são nascidas no ano do galo. A estátua se mantém em Todaiji (東大寺), um templo budista em Nara (奈良), o maior edifício de madeira na terra. A estátua esta mais ou menos a 6-8 metros de altura e sua criação se estima ser do século VIII.

Karatedo Kyohan English

Karatedo Kyohan cover

 

O Tigre de Shotokan está pintado dentro de um círculo para mostrar que o poder do tigre, como o poder de Shotokan, está contido. Isso indica que este poder nunca deve ser usado para satisfazer um capricho. O poder só se desata ou se rompe de dentro do círculo com a finalidade de nos defender ou a outras pessoas que não podem defender se de um ataque violento.

Agora você já tem alguma informação sobre essa insígnia Shotokan, o popular Tigre Shotokan.

Funakoshi

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *